Projetos de pesquisa em andamento

Desempenho financeiro e de marketing em MPME do Distrito Federal: a execução das atividades pelo gestor supera os efeitos da instabilidade macroeconômica?

As vendas e a lucratividade de micro, pequenas e médias empresas (MPME) oscilam de acordo com fatores controláveis pelos gestores, como as atividades de marketing executadas, e com fatores não controláveis por eles, como a taxa de inflação e a sazonalidade de demanda em um mercado. Desse modo, gestores tentam obter acréscimos positivos nos indicadores de retorno e de crescimento das vendas estando em um cenário instável macroeconômico. Essa questão torna-se relevante por revelar se está nas ?mãos? dos próprios gestores a ?saída de crises econômicas? ou não. Este projeto propõe uma investigação empírica referente ao efeito de atividades de marketing sobre o desempenho financeiro de micro, pequena e médias empresas (MPME) do Distrito Federal, considerando a sazonalidade e a inflação de preços. As bases teóricas já fazem parte da parceria acadêmica e científica que o presente proponente tem com o pesquisador estrangeiro Gordon Foxall no Reino Unido. São expostos o problema abordado com revisão teórica, objetivos, método e contribuições potenciais do trabalho, bem como cronograma, custos e equipe. O projeto visa investigar relações de atividades de marketing com indicadores financeiros em MPME, tema com trabalhos empíricos raros na literatura brasileira, mas com algum grau de avanço em países como Estados Unidos e no Reino Unido. Propõe-se um modelo conceitual e método robusto para captura de informação com delineamento quase experimental, longitudinal. Análises com dados de painel são propostas com os dados levantados. Os resultados serão discutidos à luz das bases teóricas da Economia Comportamental Operante sobre explicações de desempenho de empresas. Espera-se auxiliar na formação científica de alunos na pós-graduação e graduação e, ao mesmo tempo, servir como fonte de conhecimento da realidade das MPME no Distrito Federal.

Efeitos estratégicos no desempenho financeiro empresarial: estudo com micro, pequenas e médias empresas no Brasil

As micro, pequenas e médias empresas (MPME) há muito tempo têm sido a maior parte dos empreendimentos no Brasil (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas [Sebrae], 2011). Representadas geralmente por empresas comerciais e prestadoras de serviço, são responsáveis por cerca de 2/3 do total de ocupações no setor privado do país, seus funcionários têm apresentado um aumento real três vezes maior que o de trabalhadores de grandes empresas e apenas no primeiro bimestre de 2013, o investimento federal para essas empresas por meio de desembolsos do BNDES representaram 47% do total (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES], 2013). Essa nova realidade sinaliza que a administração dessas empresas, como um todo, tem aumentado o volume financeiro movimentado e, possivelmente, seu crescimento. Contudo, as causas dessa nova realidade não são transparentes, não demonstrando com clareza se a lucratividade, por ora registrada nessas empresas, é atribuída mais aos esforços dos próprios empresários (ou diretoria) ou às condições setoriais mais ou menos favoráveis. A identificação das fontes geradoras do desempenho empresarial, medido pela lucratividade é uma proposta antiga na literatura de gestão e meta-análise tem indicado, em termos gerais, que variáveis de marketing, competitividade e de pesquisa e desenvolvimento têm sido seus maiores preditores. As pesquisas deste projeto podem abrir caminho para revelação do quanto os atuais gestores de MPME têm sido efetivos em seu papel em gerar lucratividade.